O que são Programas de Afiliados e como eles funcionam

Se você ainda não sabe o que são programas de afiliados pode estar perdendo uma boa oportunidade de montar o seu próprio negócio na Internet e faturar alto com isso.

O interesse pelos Programas de Afiliados tem crescido no Brasil, na medida em que os aspirantes a empreendedores digitais descobrem que essa é uma das boas opções para quem deseja ganhar dinheiro na Internet.

Outro ponto que também atrai a atenção desses empreendedores é que para montar um negócio nessa área, não é necessário fazer um grande investimento. O que achou? Nada mal não é?

Por isso a equipe do Guia de Negócios Online preparou esse tutorial para aqueles que ainda não sabem o que são programas de afiliados e de que forma você pode montar um negócio online, com pouco investimento e que pode até mesmo ser tocado durante suas horas vagas.

Definindo o que são programas de Afiliados

Tudo bem que você desconheça o que são programas de afiliados e como você pode vir a ganhar dinheiro com eles. O importante é aprender de maneira certa e realista. Para isso, vamos começar com os conceitos e fundamentos.

É muito comum vermos pessoas fracassarem ou se decepcionar nesse tipo de negócio, justamente por ignorar os conceitos básicos e funcionamento real do sistema. Por isso, vamos começar pelas bases, ou seja, definindo o conceito.

De acordo com a definição encontrada na Wikipédia, podemos afirmar que:

“Programas de Afiliados são serviços de publicidade prestados por uma pessoa ou por empresas, que disponibilizam espaços publicitários na Internet, e são remuneradas em função dos negócios gerados pelos acessos originados nestes espaços publicitários.” – Wikipédia

Qualquer pessoa ou empresa que possua um site, blog, ou até mesmo uma loja virtual, pode alocar determinados espaços do site, para que os programas de afiliados veiculem mensagens publicitários no formato de banners ou links.

Leia Também:   O que é monetização de blogs

Em troca, o proprietário do site é remunerado em função dos resultados que a empresa anunciante tem com aqueles anúncios. É o que chamamos de marketing de desempenho.

Por exemplo, o Google AdSense, um dos maiores programas de afiliados do mundo, remunera seus afiliados com um percentual do valor pago por seus anunciantes no programa Google AdWords.

A cada clique dado nos anúncios veiculados no blog ou site, o proprietário do site recebe 60% do valor pago pelo anunciante.

——————————

Quem ganha com os programas de afiliados

Para quem não sabe ainda o que são programa de afiliados, saiba que na verdade essa é a outra face da moeda do que chamamos de marketing de afiliados. Nessa modalidade do marketing digital, as empresas buscam a inserção de banners, vídeos e links em outros sites, em troca de uma remuneração.

Isso faz com que os canais de divulgação e vendas das empresas se multipliquem, transformando toda a sua rede de afiliados em vendedores virtuais dos seus produtos e serviços. É uma forma bastante inteligente de conquista de novos mercados e públicos.

Por outro lado, os programas de afiliados acabam se transformando em uma ótima oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro online, através do que chamamos de monetização de sites. Com eles, blogs, sites de conteúdo, lojas virtuais e até mesmo redes sociais podem gerar um bom dinheiro para quem os administra.

Resumindo, com o marketing de afiliados e os programas de afiliados, todo mundo ganha. As empresas aumentam a venda de seus produtos e serviços e os donos de sites e blogs ganham com a remuneração paga por essa exposição.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Se você anda pesquisando sobre o que é programa de afiliados, é sinal de que provavelmente já andou sabendo que muita gente está ganhando um bom dinheiro com isso. Por isso, vamos dar aqui uma ideia de como transformar isso é um negócio.

Leia Também:   Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a monetização de sites através de programas de afiliados é um verdadeiro negócio, e só dá dinheiro de verdade se for encarado dessa forma. De nada adianta criar um bloguinho qualquer, enchê-lo de anúncios e pensar que com isso você irá ganhar rios de dinheiro sem fazer nada.

A ideia de que quem ganha dinheiro com programas de afiliados vive na praia, de bermuda, apenas conferindo o dinheiro que está ganhando com seus anúncios, é só uma ilusão. Fazer dinheiro neste mercado exige muita técnica e dedicação. O resultado é ótimo, mas tem que ralar.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, em primeiro lugar você precisará montar um blog ou site, de preferência em um nicho bem específico, e gerar conteúdo inédito e relevante para ele. Depois de pronto, você poderá começar a inserir seus anúncios.

  Leia mais em Como Montar Um Negócio Com Programas de Afiliados

O segredo do sucesso em programas de afiliados

Agora que você já sabe o que é programa de afiliados, vamos ver então qual é o “caminho das pedras” para ganhar dinheiro com esse negócio.

O segredo do sucesso em programas de afiliados tem dois pontos básicos, a escolha de um nicho rentável e a geração de tráfego para o site. Sem um planejamento prévio, com a escolha de um nicho altamente lucrativo e sem um plano de marketing para divulgação do blog ou site, a coisa não funciona.

O nicho de mercado ideal é aquele que possui muitos anunciantes e consequentemente uma concorrência muito grande. Além disso é preciso que haja um bom número de programas de afiliados disponível. O setor de turismo é um exemplo disso. Sites como o Viagem a Orlando monetizam suas páginas com dezenas de programas de afiliados diferentes.

Leia Também:   O que é Google AdSense e como ele funciona

O outro segredo está na geração de tráfego. O tráfego de melhor conversão para programas de afiliados é o que vem dos resultados de busca orgânica do Google. Portanto, é preciso aplicar técnicas de SEO para que seu site consiga uma boa exposição no Google.

Além disso, outras ferramentas clássicas do marketing digital como mídias sociais e e-mail marketing sempre ajudam muito, mas devem ser usadas como forma de atração de tráfego e geração de relevância, e não como ferramentas de vendas, pois acabam “enchendo o saco” do seu público se forem usadas dessa forma.

Não se trata apenas de saber o que é programa de afiliados, é saber como estruturar o negócio e como divulga-lo, em um mercado cada vez mais competitivo e profissional. Ao contrário do que muita gente imagina, o negócio é muito lucrativo, mas precisa de dedicação e técnica.

Agora que você já sabe o que é programa de afiliados, pode colocar mais essa opção, tanto para aumentar as vendas da sua empresa quanto para montar seu próprio negócio online. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

O que são Programas de Afiliados
5 (100%) 3 votos

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante das explicações sobre o que são programas de afiliados. Já li algumas coisas a respeito, mas não tão completas como você apresentou. Parabéns ! 🙂

  2. Obrigado pelo artigo sobre o que são Programas de Afiliados. Já tinha lido alguma coisa a respeito mas ainda estava meio confuso.

Deixe uma resposta