Principais características do empreendedor digital

Saber identificar quais são as principais características do empreendedor digital é o primeiro passo para pode definir se você está ou não preparado para esse desafio.

Já faz algum tempo que as empresas baseadas na Internet vem se destacando na economia e negócios internacionais, e a figura do empreendedor digital é o foco das atenções.

O sucesso destes empreendedores vem chamando a atenção de todo o mundo e no Brasil a coisa não é diferente, mas qual é o perfil do empreendedor digital brasileiro? Quem são e como se comportam este empreendedores?

Muita gente se empolga com a nova onda do empreendedorismo digital e resolve abraçar essa ideia. O que muita gente ignora é que da mesma forma que no empreendedorismo convencional é preciso reunir algumas características especiais, no digital a coisa funciona da mesma forma.

Ignorar as principais características do empreendedor digital pode ser fonte de muita frustração e até mesmo prejuízos, por isso é preciso ficar atento a essa questão.

Com um mercado tão receptivo assim, qual o motivo de não termos tantos empreendedores online no Brasil?

Talvez por questões de investimentos, já que estes empreendedores são jovens, não possuem capital suficiente para fazer um investimento, ou até mesmo conseguir o apoio de um Investidor Anjo.

Mas, além das questões de financiamento, há também as características de empreendedorismo, que vão além de uma boa ideia.

As características do empreendedor digital de sucesso

Pesquisamos em diversas fontes e acabamos por eleger entre os diversos atributos, um conjunto que julgamos serem as principais características do empreendedor digital de sucesso.

Ao final do artigo, se você tiver alguma sugestão, pedimos para que deixe o seu comentário para que possamos enriquecer essa lista.

Leia Também:   O que é preciso para ganhar dinheiro na internet?

Busca de oportunidade e iniciativa

O empreendedor digital deve manter-se informado sobre o mercado e sobre novas tecnologias é fundamental para empreender. Mais importante do que isso, é antecipar-se em idéias e criar negócios inovadores.

Persistência

Empreender não é fácil, dar a “cara à tapa” ao mercado e ser o primeiro a levar dói e, apesar do destaque, há a incredulidade dos investidores e clientes, principalmente por que muitos tem receio do que é novo. O empreendedor digital mais do que qualquer um deve ser persistente.

Riscos calculados

Existem alguns riscos que o empreendedor precisa correr, e no caso dos empreendedores digitais, eles são ainda maiores, uma característica das empresas Ponto.com.

O importante neste caso é calcular minuciosamente quais os riscos envolvidos em cada etapa do projeto ou operação da startup. É fundamental saber quais são os limites e perceber se o mercado está preparado para a inovação.

Qualidade e eficiência acima de tudo

Os consumidores digitais costumam ser muito mais exigentes e seus problemas com produtos ou serviços costumam se propagar de maneira muito mais rápida, principalmente pelas mídias sociais.

Por isso, uma das características do empreendedor digital é ser extremamente exigente em relação a padrões de qualidade e atendimento a clientes.

Comprometimento

O comprometimento é uma das principais características dos empreendedores digitais. Muito embora o ambiente possa parecer descontraído, é preciso ser muito comprometido com o negócio.

As dificuldades no campo dos negócio digitais são muitas e por isso é preciso levar a sério o negócio, caso contrário, a mágica não acontece.

Entre as principais características do empreendedor digital está a constante busca por informações
Entre as principais características do empreendedor digital está a constante busca por informações e novas tendências

Busca de informações

Seja no planejamento inicial ou para manter o negócio, no mercado digital as informações valem mais do que nos demais mercados. Uma nova metodologia, tendência ou tecnologia pode mudar totalmente o mercado. Talvez por isso tantos serviços são substituídos por outros na internet.

Leia Também:   Os riscos dos negócios online

Estabelecimento de metas

Uma tendência da Geração Y é não valorizar tanto a organização e gestão como as gerações anteriores. Porém estabelecer metas de longo e curto prazos são fundamentais e estimulantes para o seu negócio.

Planejamento e monitoramento sistemáticos

Outro fator que a geração Y possui dificuldade. Desenvolver um bom planejamento, minimizar erros, verificar operações que estão falhando, é importante não somente no início, mas também durante todo o processo.

Persuasão e rede de contatos

Está aí algo que a internet favorece muito, pois no mercado digital é tudo muito expansivo, facilmente divulgado e interativo. Basta ter um serviço de qualidade e uma boa estratégia, aliados com um bom relacionamento com parceiros, colaboradores e clientes, a rede só tende a crescer.

Independência e autoconfiança

É natural da Geração Y ser autoconfiante, porém eles não são muito independentes. Mas é interessante buscar autonomia no mercado e em seu negócio para poder tomar decisões quando for necessário.

Estas são as dez características do empreendedor digital, claro que não existe empreendedor online com todas, uns possuem mais uma característica do que outras. Porém é essencial focar nas que são menos desenvolvidas, para conseguir se superar e fazer o seu empreendimento se destacar no mercado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Características do empreendedor digital
5 (100%) 36 votos