Como criar um blog de qualidade junto o Google?

Hoje vamos falar sobre como criar um blog de qualidade junto ao Google e conseguir com isso, atrair cada vez mais tráfego dos resultados de busca orgânica.

O Google está cada vez mais seletivo em seus critérios de posicionamento de sites e blogs em suas páginas de respostas, e sem qualidade, você dificilmente chegará lá.

As atualizações do Google nos últimos anos vem ao encontro do conteúdo de qualidade, onde o objetivo dar maior ênfase para sites e blogs que produzem conteúdos que agregam valor ao usuário, em detrimento de sites e blogs que não levam esses dois aspectos extremamente importantes em consideração.

Por isso quando você se pergunta sobre como criar um blog de qualidade perante os algoritmos do Google, deve sempre focar na experiência do usuário que acessa o seu blog e na qualidade dos seus conteúdos.

Por isso, veja na lista abaixo, algumas sugestões de como melhorar a qualidade do seu blog e consequentemente seu posicionamento nas páginas de respostas do Google.

Usabilidade em primeiro lugar

Conforme a Google preconiza em praticamente todos os seus artigos com dicas para otimização de sites e blogs, a usabilidade deve vir primeiro lugar. A experiência de uso do seu blog aos olhos do usuário tem de ser perfeita, e pensada precisamente no usuário.

Se você está mais preocupado em manipular os resultados da busca através de técnicas de SEO, ao invés de estar preocupado no que os seus usuários acham do seu site, você cairá nos resultados orgânicos.

A usabilidade do seu site e a experiência de utilização do mesmo, são um dos aspectos mais importantes na criação de um blog nos dias de hoje. Tenha sempre em consideração se o seu site/blog é fácil de usar, se possui uma navegação simples e intuitiva, e se os seus usuários conseguem engajar facilmente com seus conteúdos.

Transforme-se em um autor de credibilidade e autoridade

Outro dos aspectos que a Google leva em consideração ao analisar o conteúdo de sites e blogs é sem dúvida a credibilidade e autoridade de quem os escreve.Repare qua não estamos nos referindo à Autoridade de Domínio, mas sim a autoridade do conteúdo.

Se o seu blog não possui autoridade e é tido como referência na sua área de atuação, por textos de qualidade e informações realmente importantes, é provável que você fique alguns lugares atrás nos resultados orgânicos das buscas.

Leia Também:   O que escrever em meu blog?

A autoridade é algo que se consegue com o tempo, não só através de backlinks e menções de outros blogueiros, mas também através da interação em redes sociais e outros aspectos importantes como as menções nas mídias sociais, número de comentários dos artigos, tempo médio de leitura do site e ainda a taxa de rejeição das suas páginas.

Todos esses aspectos são cruciais na análise de credibilidade e autoridade, sendo que do ponto de vista negativo, são penalizados sites e blogs que escrevem sobre temas não relacionados ao blog, fora do seu nicho.

Não se trata apenas de saber como criar um blog de qualidade, mas também de como se posicionar como uma autoridade no seu nicho.

Qualidade da escrita

Outro aspecto importante para quem está se questionando sobre como criar um blog de qualidade é sem dúvida a escrita. Escrever em bom português, de forma correta e acima de tudo de uma forma que prenda os seus usuários e leitores, é meio caminho andado para um bom posicionamento nos resultados orgânicos das buscas.

A famosa frase O Conteúdo é Rei faz cada vez mais sentido nos dias de hoje, com a Google dando prioridade aos sites e blogs que produzem conteúdo realmente muito bom. Procure melhorar a sua escrita através da leitura de livros e através da produção de textos concisos, bem estruturados e com uma sintaxe bem definida.

O desenvolvimento da escrita é fundamental não só para que os seus leitores compreendam mais facilmente o que você diz, como também para evitar erros ou falta de sintaxe agradável, tornando a leitura dos seus textos pouco interessante.

Veja como criar um blog de sucesso com qualidade de textos e usabilidade, conquistando melhores posições no Google
Veja como criar um blog de sucesso com qualidade de textos e usabilidade, conquistando melhores posições no Google

Artigos com originalidade

A originalidade é também um dos aspectos importantes. Se o seu blog estiver focado na criação de conteúdos similares aos já existentes no mercado, provavelmente você não irá se dar muito bem. Conteúdo original significa conteúdo escrito por você, com as suas ideias e a sua forma de pensar acerca dos assuntos debatidos.

Você não precisa obviamente reinventar a roda, mas precisa ser único na forma como transmite as informações para os seus usuários e leitores. Copy/Paste fica totalmente fora desta equação, sendo que o seu conteúdo deverá primar por uma linguagem única e que seja a sua identidade enquanto autor do blog.

Leia Também:   Como criar um blog de sucesso

Além destes aspectos, é importante também que você consiga introduzir originalidade no conteúdo, seja ao nível da investigação, pesquisa, ou reportagem, de forma a complementar ideias que já haviam sido debatidas no mercado, por exemplo.

Qualidade dos textos

Um dos aspectos mais importantes para quem está preocupado em criar um blog de qualidade é sem dúvida a qualidade dos textos, que está dependente de todos os outros pontos acima referidos. No entanto, conteúdo de qualidade é algo bastante abstrato do ponto de vista da análise.

Aquilo que pode ter qualidade para você, pode não ter qualidade para os outros e vice-versa. No entanto, um dos aspectos que a Google refere quase sempre, é se o conteúdo de qualidade que você está a escrever no seu blog, traz algo de novo aos resultados de pesquisa?

Caso o conteúdo que você esteja publicando não traga valor ao usuário comum, é bem provável que os seus textos fiquem lá no final dos resultados orgânicos de pesquisas.

Quando for escrever um texto para o seu blog, analise os textos já existentes nos resultados orgânicos do Google, e veja se aquilo que você está fazendo, traz realmente qualidade e valor acrescentado ao usuário.

Nada de excesso de anúncios

Sites e blogs que não tenham em atenção o posicionamento dos seus anúncios, podem cair nas buscas do Google. Anúncios posicionados em locais que dificultam a leitura dos textos, não são vistos com bons olhos pela Google.

Se o Google entender que o seu blog é composto prioritariamente por anúncios e muito pouco conteúdo, como muitos que nos vemos por aí, você certamente será penalizado e dificilmente conseguirá boas posições nas páginas de respostas.

Criar um blog de qualidade é significa oferecer uma elevada usabilidade e uma experiência de leitura de qualidade para os seus usuários e leitores. Tenha esse aspecto sempre em consideração quando o objetivo é que o usuário fique satisfeito ao ler os conteúdos do seu blog.

Remova conteúdo de baixa qualidade

Se você esta reformulando o seu site e está querendo saber como criar um blog de qualidade junto ao Google, tenha como uma das prioridades a remoção dos conteúdos de baixa qualidade, pois ele pode estar prejudicando o posicionamento do seu blog no Google.

Leia Também:   Dicas para aumentar as visitas de um blog

Os conteúdo ruins podem estar penalizando todo o seu blog nos resultados orgânicos das buscas, não permitindo que você suba seus posicionamentos. O que a Google recomenda que se faça, nestes casos concretos, é remover essas páginas do seu blog ou juntar diversos conteúdos de baixa qualidade num conteúdo de alta qualidade.

Um dos aspectos a ter em consideração é que os conteúdos de baixa qualidade podem estar penalizando a performance dos seus conteúdos que realmente têm qualidade, portanto, o ideal será removê-los, ou voltar a escrevê-los, acrescentando conteúdo de alta qualidade e tornando o artigo numa referência importante para os seus usuários e leitores.

Uma boa dica para encontrar conteúdo de baixa qualidade é usar o Google Analytics. Crie um relatório com os seus artigos mais lidos nos últimos 30 dias, e encontre conteúdos que recebem bastante acesso, mas que tenham uma elevada taxa de rejeição.

Esses são os conteúdos que você deve de melhorar drasticamente, buscando gerar uma taxa de rejeição menor, e consequentemente um maior valor para o usuário.

Seja você mesmo

Nossa última dica de como criar um blog de qualidade junto ao Google é ser você mesmo. Isso significa se concentrar na criação de conteúdos de qualidade ao invés de estar totalmente focado nas técnicas de SEO.

É claro que dominar as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca é importante, e por isso mesmo recomendamos como primeiro passo para criar um blog de sucesso, aprender SEO, mas isso não é tudo.

Quanto mais natural você for, melhores seus conteúdos serão para o usuário, e consequentemente melhores os seus resultados de posicionamento e tráfego orgânico. Seja você mesmo em tudo aquilo que faz.

Para complementar a sua leitura e agregar mais informações, sugerimos que você também leia o artigo Como Criar Um Blog de Sucesso, publicado aqui no Guia de Negócios Online.

Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos referentes a criação e gestão de blogs, assinando a nossa Newsletter.

Como criar um blog de qualidade junto ao Google?
5 (100%) 12 voto[s]

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Wilton

    Ficamos satisfeitos em saber que o artigo sobre como criar um blog de qualidade está lhe ajudando. Criar um blog de sucesso tem seus macetes e a nossa ideia foi justamente dar algumas dicas para facilitar a vida de quem está começando.

  2. Boas as dicas sobre como criar um blog de qualidade junto o Google. As vezes as pessoas acheditam estarem criando um bom blog, mas o Google não vê assim.

Deixe uma resposta