Como criar um blog de sucesso – O guia definitivo

Se você quer saber como criar um blog de sucesso, nossa equipe estruturou um roteiro completo para você planejar e estruturar um blog de sucesso.

Você verá que não há nada de difícil e em termos técnicos para quer deseja criar um blog. Não é nenhum bicho de sete cabeças ou coisa restrita a “Gênios”. Você não precisa conhecer programação ou qualquer coisa desse tipo. As plataformas de criação de blogs facilitam bastante esse processo.

Mesmo sendo algo relativamente fácil, é bom saber desde já que se você quer saber como criar um blog de sucesso, precisará sim organizar as diversas etapas e conhecer alguns itens fundamentais para que vai criar um blog, seja ele recreativo ou uma fonte de geração de receita.

Com esse passo a passo para criação de blogs, você verá que o processo todo ficará bem claro e no final das contas, você acabará se divertindo muito com essa atividade que também pode se transformar em uma ótima fonte de renda para você.

1 – Defina o seu objetivo

Toda vez que alguém me pergunta sobre como criar um blog, a primeira pergunta que eu faço é qual o objetivo da criação desse blog, porque dependendo desse objetivo, o processo pode adotar um caminho ou outro.

Vou dar um exemplo. Se o objetivo da criação do blog é pura e simplesmente escrever sobre um assunto do qual você gosta e possui muito conhecimento, o processo passa longe de qualquer etapa inicial referente a escolha do tema, pois, por definição, o tema já está definido. Veja algumas sugestões sobre o que escrever em seu blog.

Se o objetivo do blog for ganhar dinheiro com anúncios, o que chamamos de monetização de sites, a coisa muda de figura e obrigatoriamente você terá que fazer uma pesquisa para identificar quais temas são mais rentáveis, o que chamamos de escolha do nicho.

Não que os blogs feitos única e exclusivamente em função de um assunto que você gosta de escrever não possa gerar uma boa receita, mas dependendo do assunto, isso pode se tornar bem mais difícil.

Leia Também:   Como montar uma livraria virtual

Eu, por exemplo, adoro o assunto blogging, mas jamais criaria um blog sobre isso, pois sei que essa é uma área nada rentável, pois possui poucos anunciantes e a curiosidade original é saciada nos próprios artigos do blog, não gerando assim cliques em anúncios, e consequentemente receita para o blog.

Por isso lembre-se, a segunda pergunta após como criar um blog de sucesso é justamente qual é o seu objetivo com esse blog.

2 – Escolha do nome do blog

Definido o tema do seu blog, é hora de dar um nome a ele. O nome do blog é super importante tanto do ponto de vista da comunicação, quanto do ponto de vista do marketing digital.

O nome deve ser curto e objetivo, remetendo imediatamente o usuário ao tema sobre o qual ele fala. Nada de nomes complicados e difíceis de serem lembrados ou escritos. É a típica situação onde menos é mais.

Outra dica importante para quem deseja saber como criar um blog de sucesso é a inclusão da palavra ou expressão chave que melhor define o site, em seu nome. Imagine uma palavra, ou expressão que defina de forma geral o seu blog e inclua no nome do blog e seu endereço na Internet.

Digamos que você vá criar um blog para falar sobre receitas de doces. Um nome óbvio para ele seria www.receitasdedoces.com.br. Fazendo isso, você facilitará um bom posicionamento do seu site nas páginas de respostas do Google. É o que chamamos de técnicas de SEO.

3 – Crie um domínio para o seu blog

Escolhido o nome, é hora de escolher o seu domínio, seu endereço na Internet. Você precisará de um domínio para colocar o seu blog no ar, e isso é feito na Fapesp, órgão brasileiro encarregado de criar e gerenciar os endereços COM.BR aqui no Brasil.

Você encontrará um roteiro completo sobre essa etapa no artigo que publicamos aqui no Guia de Negócios Online, intitulado Como Registrar Um Domínio na Internet.

Leia Também:   Como ganhar dinheiro criando infoprodutos

4 – Como criar um blog de sucesso? Escolha bem a plataforma

Cumpridas as etapas iniciais da criação do blog, é chegada a hora de definir a plataforma, o sistema que você irá usar para a criação do seu blog, tanto a parte visível para o público, quanto o módulo administrativo.

Para quem quer saber como criar um blog de sucesso, essa etapa é crítica, pois definirá os parâmetros técnicos do seu projeto.

Basicamente existem duas plataformas para a criação de blogs, o Blogger e o WordPress. Embora o Blogger seja uma plataforma bem popular, em termos técnicos ela é bem inferior ao WordPress, portanto risque ela do seu projeto.

O WordPress oferece muito mais recursos técnicos e por isso é a preferida de 11 em cada 10 blogueiros profissionais. O WordPress é uma plataforma gratuita e a maioria dos provedores de hospedagem podem providenciar a instalação dela automaticamente através do painel administrativo da hospedagem.

Como criar um blog

5 – Escolha um bom layout

Outra dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é escolher um ótimo layout para instalar, já que apresentação é uma das chaves do sucesso para qualquer tipo de blog, principalmente se você quiser ganhar dinheiro com ele.

Existem diversos layouts gratuitos disponíveis para download na Internet, mas esses layouts apresentam um problema sério que é não serem atualizados constantemente, podendo ficar defasados em bom pouco tempo, em função das constantes atualizações do WordPress.

A melhor opção é investir em um layout profissional, como os oferecidos em sites especializados como o Theme Forest. Esses temas, além de terem um tratamento profissional, com novas funcionalidades, são atualizados constantemente.

6 – Provedor de hospedagem

Definida a plataforma e o layout, é hora de partirmos para o provedor de hospedagem, ou seja, o local onde ficará instalado o seu blog para que possa ser acessado pelos internautas. Essa é outra etapa onde você não pode bobear.

Se você quer saber como criar um blog de sucesso, nossa dica é investir em um provedor que não te deixe na mão, saindo do ar a toda hora, ou oferecendo um plano de hospedagem “baratinho”, mas que na verdade não funciona.

Leia Também:   Como ganhar dinheiro no Facebook

Aqui mesmo no Guia de Negócios Online você encontrará um roteiro completo sobre essa etapa no artigo que publicamos aqui no blog, sob o título Qual o Melhor Provedor de Hospedagem Para Um Blog.

7 – Produção de conteúdo

A etapa final, e uma das mais importantes para que deseja saber como criar um blog é justamente a de produção de conteúdo. Esse é o segredo da coisa, um conteúdo exclusivo e bem elaborado é o caminho mais fácil para quem deseja criar um blog de sucesso.

Esqueça a história de copiar conteúdo dos outros, pois além de ser uma baita de uma desonestidade, não irá levar você a lugar nenhum, pois o Google raramente lista conteúdo copiado em suas páginas de respostas. O nome disso é plágio, ou roubo mesmo, em português claro.

Além disso, se o autor original descobrir o plágio, o que é bem fácil, com as ferramentas certas, ele pode encaminhar uma reclamação por violação de direitos autorais ao Google, o que irá praticamente inviabilizar o seu blog em termos de Google.

Crie seus próprios textos, desenvolvendo um estilo editorial próprio, imprimindo sua marca pessoal ao blog. Seja bem didático e criativo, fugindo da mesmice e com isso, conseguindo destaque na blogosfera.

Outra dica para quem quer saber como criar um blog de sucesso é aplicar as técnicas de webwriting e SEO em seus textos, pois são elas as responsáveis por textos fluidos e posições de destaque nos primeiros lugares das páginas de respostas do Google.

Se você queria saber como criar um blog de sucesso, com esse roteiro já terá um bom caminho para iniciar seu projeto. O resto só depende de você. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como criar um blog de sucesso
5 (100%) 7 voto[s]

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo

    Muito bom saber que nossas dicas sobre como criar um blog de sucesso serão úteis em seu projeto. Nosso objetivo é justamente este, ajudar aos novos empreendedores digitais com as nossas experiências e pesquisas.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Olá Milton

    Ficamos satisfeitos em saber que o artigo está lhe ajudando. Montar um blog de sucesso tem seus macetes e a nossa ideia foi justamente dar algumas dicas para facilitar a vida de quem está começando.

  3. Muito bom o artigo sobre como criar um blog de sucesso. Eu quero entrar nessa área, mas confesso que estava meio perdido em relação ao que iria colocar em meu blog.

Deixe uma resposta