Como destacar um blog em nichos saturados

Saber como destacar um blog em nichos saturados é um desafio e tanto que muitos blogueiros, apaixonados por um determinado tema tem que encarar.

Para quem pretende lançar um blog num nicho de mercado altamente concorrido, como os de Esportes, Música, Moda ou Negócios Online, por exemplo, é necessário fazer um planejamento estratégico e inteligente.

Esse planejamento é necessário para que você saiba de antemão quais os objetivos que se desejam alcançar, e de que forma você pretende sobressair em relação à concorrência.

Em nichos dominados por grandes blogs ou empresas de mídia, é bem mais difícil conseguir destaque, e por isso mesmo é necessário usar diferentes formas e veículos de comunicação, para levar o seu conteúdo até ao usuário, quebrando as regras e fazendo aquilo que os seus concorrentes não estão fazendo da melhor forma.

Nesses casos é necessário trabalhar diversos aspectos para romper a barreira da saturação e encontrar um lugar para o seu blog, nesse suposto nicho de mercado saturado. Se optar por outro nicho, sem tanta concorrência assim, leia o artigo Ideias de Nichos Rentáveis Para Blogs.

Foque o conteúdo do seu blog em um subnicho

Uma das vantagens de trabalhar com nichos de mercado saturados ou muito concorridos, é que o espectro de subnichos é muito grande também. Ou seja, os nichos desse nicho são muitos, e quase todos eles têm um volume muito grande de pesquisas mensais.

Se fizermos uma pesquisa no Planejador de Palavras-Chave do Google para o termo “Música” que é um nicho de mercado extremamente saturado e com uma concorrência fortíssima, veremos rapidamente que existem muitos subnichos da música que podem ser explorados para ganhar terreno sobre a concorrência com maior facilidade.

Sem olharmos ao volume de pesquisas de cada uma dessas keywords, tanto em “exato” como em “amplo”, a verdade é que percebemos rapidamente que existem subnichos interessantes de desenvolver, como a música sertaneja, romântica, eletrônica, rock, clássica, pop, latina, e por aí adiante.

Todos estes estilos musicais, são subnichos que você poderá aproveitar para desenvolver com maior intensidade e foco, e talvez ganhar terreno para os seus maiores concorrentes, que possam estar concentrados em outro tipo de keywords.

Outra pesquisa interessante a ser feita é utilizando o Google Trends. Nele, poderemos também comparar o volume de buscas pelos diferentes tipos de música que vimos anteriormente, e descobrir onde existe um volume maior de buscas.

Esse tipo de análise é extensível a diversos tipos de segmentos, sendo que escolhemos este apenas como exemplo do que você poderá conseguir analisando corretamente seu nicho de mercado e o que escrever em seu blog.

É importante que você faça análises desse tipo, para que seja mais fácil você compreender o que pode fazer e o que não é indicado fazer na hora de conseguir resolver o problema de como destacar um blog em nichos saturados.

Analise os pontos fracos dos seus concorrentes

Ninguém é perfeito, nem mesmo os seus concorrentes. Dependendo do nicho de mercado em que você atua ou pretende vir a atuar, existirão sempre concorrentes que falham em um ou vários aspectos da sua atividade online, o que deixa espaço para você agir e colmatar essas falhas.

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Procure os erros dos seus concorrentes, os aspectos onde eles não são tão fortes, e implemente estratégias e um planejamento concreto, para tirar partido dessas vantagens a fazer do seu blog. Vejamos alguns exemplos que você poderá ter em consideração:

  • Os seus concorrentes atualizam o blog três ou menos vezes por semana?
  • Eles aplicam as técnicas de SEO e estão bem posicionados no Google?
  • Os seus concorrentes não produzem vídeos para o Youtube?
  • O seu concorrente não produz produtos digitais?
  • A concorrência tem números pouco expressivos nas redes sociais?
  • O número de comentários que seus concorrentes recebem por artigo é baixo?

Dependendo das falhas que o seu concorrente apresenta, você poderá tirar partido delas, colmatando-as com conteúdo de qualidade e gerando um maior entrosamento com os seus usuários e leitores, através dos comentários, emails, mídias sociais, etc.

Múltiplos canais de mídia e formas de divulgar e fazer chegar os seus conteúdos, é sem dúvida uma estratégia que deverá ter sempre em consideração, seja num nicho de mercado saturado ou não. Se você quer saber como ganhar dinheiro com um blog, esse é certamente um dos caminhos.

Torne-se uma referência no seu nicho de blog

A melhor forma de resolver o problema de como destacar um blog em nichos saturados, é ser melhor do que os seus concorrentes. Isso significa conhecer melhor o mercado, estudar mais que os seus concorrentes e também produzir conteúdos de maior qualidade que os já existentes.

Quanto mais você investir em desenvolvimento técnico, maior será a sua competência para vencer os obstáculos. Caso seja um blogueiro num nicho de mercado popular como os esportes, música, cinema, e outros ótimos nichos para AdSense, você tem de estar na linha da frente no que diz respeito a notícias, informações, lançamentos, etc.

Invista o seu tempo e dinheiro, para conseguir ser um dos primeiros a ter acesso a determinados conteúdos ou simplesmente ter capacidade e tempo disponível para assistir partidas de futebol no estádio, assistir a filmes nas estreias, ou ouvir música antes de estes serem lançados para o mercado.

Todo este trabalho de tornar-se um expert no seu nicho de mercado, exige muita paciência e acima de tudo muita dedicação. Ninguém chega ao topo se não trabalhar muito e procurar todos os dias superar-se a cada novo artigo, a cada nova hora de estudo.

Investir em você mesmo, no seu blog e no seu conhecimento é a melhor forma que você tem de estar na linha da frente e superar mais facilmente os seus concorrentes, especialmente em nichos de mercado saturados, onde existe muita informação.

E nunca se esqueça que um usuário procura informação em vários locais, e acaba selecionando dois ou três que oferecem conteúdo de qualidade, portanto, coloque o foco acima de tudo na qualidade, ao invés da quantidade.

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Esteja presente onde o seu público está

Formas de destacar um blog em nichos saturados

Existe algo de errado em você comentar em outros blogs da mesma área que a sua? Não, antes pelo contrário! Você deve estar presente nos debates e discussões que acontecem em blogs do seu nicho de mercado, nas mídias sociais dos seus concorrentes. Só não banque o palhaço fazendo comentários bobos.

Ao contrário do que muitos blogueiros fazem, deixar comentários em blogs não é a uma estratégia de link building, até porque 98% desses blogs têm NoFollow nos comentários. No entanto, essa estratégia é recomendável pelo simples fato de você estar presente, aparecer, ser conhecido, participar dos debates e demonstrar seu conhecimento.

Se você não estiver presente nos locais onde o seu público está, você estará perdendo terreno para a sua concorrência. Invista algum do seu tempo ajudando usuários em outros locais que não o seu blog ou as suas redes sociais.

Isso vai fazer com que o seu perfil apareça em mais locais, em debates intensos na sua área de negócio, e com isso, você ganha relevância, mas também novos leitores que se irão interessar pelo seu trabalho, e se o seu blog for monetizado, ganhar dinheiro.

Como dito anteriormente não faça um papel ridículo, principalmente junto aos administradores de sites e blogs, fazendo spam de comentários com robozinhos, deixando links indesejados, propaganda na página de Facebook dos seus concorrentes ou utilizando qualquer estratégia desleal.

Use os vídeos como ferramentas de marketing

O vídeo, em especial os canais de vídeos do Youtube, são uma excelente forma de você se destacar dos seus concorrentes, especialmente se você investir algum do seu tempo na criação de vídeos para ajudar os seus leitores.

Criar um canal de vídeo é extremamente simples, gratuito, e tendo em consideração que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, existe um enorme potencial na rede para você conseguir agregar valor ao seu blog, além de conseguir novos leitores e assinantes.

Escrever conteúdo de qualidade é importante, mas usar o vídeo como complemento é uma excelente estratégia para você conseguir difundir a sua mensagem por outros meios como as mídias sociais, canais de vídeos, etc.

Outro ponto importante é otimizar os seus vídeos para o YouTube para conseguir maior exposição. Por incrível que pareça, são muito poucos os sites/blogs que fazem um uso intensivo do Youtube como canal de marketing para os seus conteúdos.

Desenvolva infoprodutos para seus leitores

Outro dos aspectos que a grande maioria dos blogueiros não tem em consideração é a criação de produtos. É compreensível em certa parte, pelo fato de que desenvolver um e-book, um curso ou qualquer outro tipo de suporte digital, dá imenso trabalho e requer não só conhecimento, como também tempo para o desenvolvimento.

No entanto, este tipo de suporte digital é uma das melhores formas de você divulgar o seu blog e também ganhar dinheiro monetizando seus conteúdos.

Dependendo do nicho de mercado em que você atua, é necessário você desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos seus usuários, caso contrário será difícil conseguir resultados satisfatórios e que o ajudem a promover mais facilmente o seu blog.

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Além do mais, um produto gratuito é sempre uma das melhores formas de você divulgar o seu blog igualmente de forma gratuita, uma vez que os seus leitores tendem a fazer o trabalho de divulgação por você.

Então se os seus concorrentes ainda não tiverem desenvolvido nada desse gênero, ou nesse formato, melhor ainda.

Trabalhe com Guest Posts

Já aqui falámos diversas vezes sobre Guest-Posts – artigos de convidados, e as vantagens que existem em você escrever conteúdos de grande qualidade para outros blogs dentro do seu nicho de mercado.

A grande maioria dos blogueiros falha redondamente na promoção dos seus blogs através de Guest-Posts, por duas grandes razões: Primeiro porque não procuram por blogs que aceitem guest-posts. Segundo porque não escrevem artigos de grande qualidade para os blogs que aceitam artigos escritos por eles.

Quando você faz Guest-Posts de qualidade para outros blogs, além de você receber links orgânicos de qualidade, você recebe também tráfego de usuários interessados nos assuntos do seu blog, partindo do princípio de que você está fazendo Guest-Posts em blogs do mesmo nicho de mercado do seu.

Se você quer saber como destacar um blog em nichos saturados, posso dizer que não existem melhor estratégia para você promover seu blog, do que promovendo você mesmo como autor, e ainda ganhar links e tráfego de qualidade, sem qualquer tipo de custo associado, tirando obviamente o seu tempo de produção dos textos.

Crie um diferencial para o seu blog

Outros dos aspectos mais importantes quando se cria um blog, principalmente num nicho de mercado saturado, é o fato de ser único e diferente. Existe sempre espaço no mercado para novos projetos de qualidade, pelo que você deverá tentar sempre ser único e diferente dos demais blogs existentes.

Se você tentar seguir à risca tudo aquilo que vê os outros fazendo, você acabará por fazer idêntico a eles, não se destacando de forma nenhuma. Procure ter sentido crítico e planeje o seu blog e o seu progresso pela sua própria cabeça.

Quanto mais cunho pessoal você colocar em seu blog, mais único e diferente ele se irá tornar ao longo do tempo. E é precisamente o fato de você ser diferente, que fará com que você ganhe o seu espaço na blogosfera.

No ambiente online atual, se você me perguntar o que é preciso para ganhar dinheiro na internet eu certamente direi que criar um diferencial é fundamental, principalmente em nichos muito saturados e competitivos.

Agora que você já sabe como destacar um blog em nichos saturados, se for o seu caso, o que acha de fazer uma revisão em sua estratégia? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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