Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

Ter descoberto como ganhar dinheiro vendendo cursos online foi o caminho da independência de muita gente, e neste artigo vamos trazer o passo a passo desse negócio.

Ultimamente, diversos sites e blogs vem discutindo o assunto, e é natural que o interesse das pessoas cresça em torno desse assunto.

Desde já gostaria de avisar a você que não iremos discutir ou preparar o terreno para a venda de nenhuma “fórmula matadora” ou milagre da multiplicação de prosperidade, como muita gente anda divulgando por aí. A conversa aqui é séria, muito séria.

Vamos apenas discutir modelos clássicos que as pessoas que desejam descobrir como ganhar dinheiro com cursos online podem avaliar e determinar se reúnem condições para entrar neste negócio.

O ensino a distância, ou EAD como também é conhecido, vem crescendo a passos largos no Brasil, como forma mais barata de capacitação profissional e alternativa para quem não vive nos grandes centros.

Por isso ganhar dinheiro com cursos online surge como uma ótima opção. Uma não, neste artigo, vamos mostrar três opções para você ganhar dinheiro neste mercado.

As opções para ganhar dinheiro vendendo cursos na Internet

Existem basicamente três opções para ganhar dinheiro vendendo cursos na Internet. Basicamente são:

  • Ganhar dinheiro com cursos online com programas de afiliados
  • Ganhar dinheiro vendendo cursos online criando seus próprios cursos
  • Ganhar dinheiro com cursos online prestando serviços

A sua escolha vai depender muito do seu grau de conhecimento, disposição para montar um curso online ou capacidade técnica com ferramentas de produção e edição de conteúdo usadas neste negócio.

Como ganhar dinheiro online através de programas de afiliados

A primeira sugestão para ganhar dinheiro com cursos online é vendendo cursos de terceiros e recebendo uma comissão por cada venda, no sistema de programa de afiliados. Esse é um formato simples, mas ao contrário do que dizem alguns “gurus” da Internet, não tem nada de fácil e muito menos simples.

Leia Também:   Como montar um brechó online

Para ganhar dinheiro de verdade nesse modelo de negócio, você precisa ter um site muito bem estruturado e trabalhado como um marketplace de cursos, tendo neste modelo a principal forma de monetização do site.

Atualmente as empresas que oferecem cursos online através de programas de afiliados fazem um trabalho de análise de parceiros, eliminando os sites de má qualidade que podem prejudicar sua reputação junto ao consumidor e até mesmo junto ao Google.

Vou contar um segredo para quem deseja realmente saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online neste modelo de negócio. O pulo do gato, além da questão de uma boa estrutura, é fazer uma ótima seleção dos cursos oferecidos em seu site.

Colocar qualquer “cursinho” a venda em seu markeplace é dar um verdadeiro tiro no pé, pois a comercialização de cursos de baixa qualidade, ou com promessas mirabolantes que qualquer pessoa de bom senso sabe que não se confirmam, acabará minando a credibilidade do site.

Em nosso artigo Os Melhores Programas de Afiliados, fizemos uma extensa lista de programas que incluem alguns que oferecem bons cursos, como o CPT e Portal Educação, por exemplo. Vale a pena dar uma conferida.

Outra dica para quem quer saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online é fugir dessa história de vender cursos com “fórmulas matadoras” para ganhar dinheiro na Internet. O modelo está desacreditado e já viraram até motivo de piada na Internet.

O grande problema que vejo neste modelo é ficar dependendo dos outros. Se o seu parceiro parar de produzir o curso ou atualizá-lo, você perderá essa fonte de receita.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos na Internet

Criação dos seus próprio cursos online

A outra opção para quem busca saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online é a criação e comercialização do seu próprio curso. Se você tem alguma habilidade específica em uma determinada área, pode ganhar uma boa grana comercializando esse conhecimento através de um curso online.

Leia Também:   Melhores formas de ganhar dinheiro na Internet

Essa tem sido a opção de diversos profissionais que acabaram encontrando uma ótima opção para faturar uma renda extra na Internet vendendo cursos online, e muitos deles enxergaram nessa atividade uma opção até mesmo área montar seu negócio próprio.

Nesse modelo, existem dois grandes segredos para quem está querendo saber como ganhar dinheiro com cursos online. O primeiro é produzir cursos de excelente qualidade, tanto de conteúdo quanto em termos de qualidade técnica.

O conteúdo só depende de você. Um curso bem estruturado, planejado e gravado com um bom desempenho em termos de apresentação é certeza de sucesso. Estruture bem seus slides, vídeos e apostilas, oferecendo um padrão superior de ensino.

No quesito tecnologia, softwares como o Camtasia Studio, por exemplo, possibilitam a produção de vídeos profissionais para serem usados em cursos online. Você tanto pode gerar esse conteúdo você mesmo, ou então terceirizar essa questão técnica.

O segundo segredo é a comercialização. Nesse ponto, você pode fazer isso diretamente, vendendo através do seu site, ou então disponibilizá-lo em marketplaces como o Eduzz ou Hotmart, por exemplo.

Como ganhar dinheiro criando cursos online

Ganha dinheiro com cursos online oferecendo suporte técnico

A terceira dica para quem deseja saber como ganhar dinheiro com cursos online é oferecer suporte técnico para quem está montando um curso online. Muitas pessoas gostariam de ganhar dinheiro criando cursos online, mas não tem a habilidade técnica para manipular equipamentos ou softwares de edição.

Não se trata apenas de como ganhar dinheiro com cursos online, mas se a pessoa tem os recursos e conhecimentos técnicos para produzir todo o material, como vídeos, gravação de áudio de alta qualidade e até mesmo criação de apresentações PowerPoint de qualidade.

Leia Também:   Como ganhar dinheiro na Internet escrevendo textos

Se você possui estas habilidades, é apenas uma questão de coloca-las a disposição dessas pessoas e cobrar pelo seu serviço. Para você, pode parecer fácil, mas garanto que você não faz a mínima ideia de o quanto é difícil para a grande maioria das pessoas, trabalhar com um editor de vídeo.

Se você estava interessado em saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online, acabamos de mostrar três opções para diferente perfis de empreendedores. Escolha a sua e boa sorte!Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online
5 (100%) 2 votos