Como montar um negócio com programas de afiliados – Conheça o passo a passo

Se você está interessado em saber como montar um negócio com programas de afiliados, esse artigo vem bem a calhar, pois você encontrará aqui um roteiro completo.

Esse é um dos segmentos dos negócios online que vem crescendo bastante nos últimos tempos e abrindo boas oportunidades para quem deseja montar um negócio online.

Muitas empresas no Brasil estão descobrindo o enorme potencial do marketing de afiliados, e um número cada vez maior delas estão incorporando esta estratégia de marketing digital às suas operações, aumentando assim a exposição da marca e também suas vendas.

Seguindo essa tendência, diversos empreendedores estão em busca por informações sobre como montar um negócio com programas de afiliados, por ser uma das ideias de negócios online de menor investimento inicial disponíveis no mercado hoje em dia.

Um dos maiores problemas dos novos empreendedores digitais é que muitas das informações que circulam na Internet não são um espelho da realidade e não deixam claro o que realmente envolve esse tipo de negócio online.

Para facilitar a vida desses novos empreendedores, e mostrar quais são os verdadeiros caminhos para montar um negócio com programas de afiliados, deixando claro o que isso envolve, elaboramos um roteiro rápido sobre o que é preciso para ter sucesso neste tipo de negócio.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como este negócio funciona, sugerimos que leia o artigo O Que São Programa de Afiliados.

1 – Faça a escolha de um bom nicho de mercado

A primeira dica para quem deseja saber como começar um negócio com programas de afiliados é escolher um bom nicho de mercado. Busque criar um negócio que esteja relacionado com o que você já conhece, gosta e domina.

Por exemplo, se você gosta de moda, criar um blog, portal de notícias ou loja virtual nessa área, faz muito mais sentido do que tentar vender produtos relacionados a vídeo games e outros segmentos de alta tecnologia.

Leia Também:   Como ganhar dinheiro criando infoprodutos

2 – Monte a estrutura do seu blog, site ou até mesmo loja virtual

Outro segredo para ganhar dinheiro com programas de afiliados está na aparência do site em si. Repare que quando falamos sobre programas de afiliados, estamos falando em vendas, e ninguém compra nada em sites que não transmitam confiabilidade.

Por isso, é fundamental que você tenha um site de altíssima qualidade, o que pode ser feito facilmente utilizando o WordPress associado a um layout profissional que você pode comprar em sites especializados como o Theme Forest, por exemplo.

3 – Transforme o seu site em uma referência no seu mercado

O segundo passo para saber como começar um negócio com programas de afiliados é se transformar em uma referência sobre esse segmento na Internet e conquistar autoridade em sua área.

Para conseguir ganhar dinheiro com programas de afiliados você irá precisar se destacar e não apenas ser apenas mais um bloguinho por aí.

Como conseguir isso? Simples, gere conteúdo de qualidade para o seu site e aplique técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca neste conteúdo.

Dessa forma, você começará a se destacar nas ferramentas de busca e gerar tráfego qualificado para o seu site, um dos grandes segredos para o sucesso em programas de afiliados.

4 – Faça uma seleção dos seus programas de afiliados

Outra etapa fundamental para quem está em busca de como montar um negócio com programas de afiliados é a escolha dos seus parceiros, os programas de afiliados em si.

Existem diversas opções no mercado brasileiro e internacional, mas isso não significa que todas elas sejam boas para montar o seu negócio.

Leia Também:   Como criar um site de namoro e relacionamentos

Focado no nicho escolhido para o seu negócio, escolha os programas de afiliados que mais se adaptem aos seus objetivos e que reúnam as características técnicas ideais, tanto do ponto de vista de portfólio de clientes quanto do ponto de vista operacional, como janela de comissões e outros fatores.

5 – Se inscreva nos programas escolhidos

Uma vez escolhidos os programas de marketing de afiliados que mais se encaixam na sua proposta, faça o cadastramento em todos eles. Tenha um pouco de paciência, pois alguns deles demoram até duas semanas para responder.

Não se esqueça de somente partir para esta etapa, quando tudo, absolutamente tudo em seu site, layout, conteúdo, contatos e etc…, estiver perfeito. Os programas de afiliados estão muito exigentes nos últimos tempos, e somente aprovam sites de altíssima qualidade.

Como montar um negócio com programas de afiliados

6 – Insira os anúncios em seu site

Quem está em busca de saber como começar um negócio com programas de afiliados deve ter em mente que o posicionamento dos seus anúncios é fator fundamental para o sucesso neste tipo de negócio.

Vendas por programas de afiliados se dão na área do marketing de display, portanto muita técnica precisa ser aplicada neste momento.

Seja na área de conteúdo através de links para seus afiliados ou na lateral de um blog, por exemplo, o posicionamento dos anúncios deve obedecer às boas práticas de Webwriting e usabilidade, não rompendo o fluxo de leitura e consumo de conteúdo.

Não transforme o seu site em um mural de anúncios. Não é a quantidade de anúncios que vende, é a técnica utilizada em seu posicionamento e divulgação, que fazem você ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Esse é um dos principais erros em programas de afiliados.

7 – Faça a divulgação do seu site de forma profissional

Outra dica para quem deseja ter sucesso em um negócio com programas de afiliados é prestar uma especial atenção ao marketing do seu negócio.

Leia Também:   Como montar uma empresa de criação de sites

Um dos grandes segredos deste negócio está justamente na sua capacidade de geração de tráfego para o site, portanto, o marketing digital será fundamental.

Além da aplicação de técnicas de SEO que nos referimos anteriormente, trabalhe também redes sociais e e-mail marketing.

Só não se esqueça que, principalmente no caso das redes sociais, mais importante que anunciar seus produtos ou serviços, é criar laços de relacionamento. O marketing em mídias sociais é relacionamento antes de oferta.

8 – Analise seus resultados e faça correções

Agora que você já sabe como começar um negócio com programas de afiliados você entrará em um processo de refinamento, ou seja, como melhorar o seu negócio online e com isso aumentar a sua lucratividade.

Com base em dados de acessos ao site e as conversões de cada um dos programas de afiliados com que você trabalha,  poderá melhorar o seu desempenho.

A melhor ferramenta para isso é o Google Analytics, um sistema de monitoramento de tráfego gratuito do Google, com o qual você poderá identificar as áreas e páginas de maior interesse do público e conversão.

É aí que você irá descobrir quem realmente está gerando receita para o seu negócio e ajudando a ganhar dinheiro na Internet.

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre como começar um negócio com programas de afiliados, é uma questão de analisar e avaliar mais essa opção de negócio online. Mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos envolvendo programas de afiliados, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como montar um negócio com programas de afiliados
5 (100%) 15 voto[s]

Deixe uma resposta