10 dicas para vender publicidade no seu blog – Confira!!!

No artigo de hoje vamos falar sobre dicas para vender publicidade no seu blog, um item fundamental para quem deseje viver de blog através da monetização do conteúdo.

Muitos blogueiros se lançam na blogosfera depois de ouvirem ou lerem relatos de outros blogueiros que ganharam imenso dinheiro com os seus blogs.

Normalmente, exceto algumas raras exceções, o melhor método de rentabilização para a maioria dos blogs é justamente através da venda direta de publicidade em suas páginas.

Embora nunca me tenha estabelecido com o propósito de comercializar espaços publicitários, a verdade é que levo já alguns anos de experiência a ganhar dinheiro com espaços publicitários em diversos blogs, sejam eles nacionais ou internacionais.

São cada vez mais os blogueiros que procuram vender espaços publicitários nos seus blogs, mas infelizmente 90% deles cometem graves erros quando tentam de alguma forma monetizar os seus projetos.

Espero sinceramente que as dicas de hoje o possam ajudar a ter uma visão um bocadinho mais profunda do que é o mundo da comercialização e negociação de publicidade online, e que isso o ajude a encontrar o caminho correto para a realização profissional que pretende.

Trabalhe primeiro e monetize depois

Se você está a começar agora do zero, ou pretende começar e ainda não tem nome construído na blogosfera, irá demorar algum tempo até os anunciantes considerarem anunciar no seu blog.

A grande maioria dos blogs leva alguns meses até se conseguirem posicionar de acordo com o mercado de rentabilização, e em alguns casos particulares, esse período pode ser ainda maior.

Este blog demorou sensivelmente 3 a 6 meses. O mais importante a reter, é que você deverá desenvolver o seu trabalho de acordo com os seus objetivos, e só mais tarde se preocupar em rentabilizar aquilo que construiu.

São poucos os blogueiros que conseguem trabalhar no duro, com persistência e motivação, e só mais tarde se preocuparem com a rentabilidade do trabalho que tiveram. É por isso que digo que você deve ter diversas formas de monetização do seu blog.

Faça o lançamento do blog sem anúncios

Para lhe ser sincero, não conheço nenhum blogueiro que tenha aberto um blog e pouco tempo depois estivesse a comercializar espaços publicitários. melhor estratégia nesse caso é esperar uns três a seis meses para começar a pensar no assunto, e a explicação é bem simples.

A minha experiência diz-me que o ideal é lançar um blog sem qualquer tipo de publicidade, exceto claro, a utilização de programas como o Google AdSense, onde a publicidade se funde no conteúdo do blog e vice-versa.

Existem de fato algumas razões para você lançar o seu blog e não comercializar publicidade. Veja algumas delas:

  • Por estar iniciando, você cobrará valores extremamente baixos;
  • Os anunciantes nunca terão uma forma de confiar no seu trabalho;
  • Você não tem dados estatísticos, como o Google Analytics, para apresentar;
  • Você até pode vender espaços publicitários a R$ 10, mas o tempo que perde significa que não ganhou dinheiro;
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Se o seu blog crescer muito rápido, os banners de R$ 10,00 passam a banners de R$ 20 e você perderá grande parte dos anunciantes na transição.

Se você esperar alguns meses até ter a audiência do seu blog devidamente estabelecida, e o seu próprio estilo também, você terá uma ideia muito mais concreta e segura relativamente aos valores a cobrar por anúncios.

Publicidade direta não deve ser sua única fonte de receita

Uma outra das minhas dicas para vender publicidade no seu blog é não deixar com que a publicidade direta seja a única fonte de receita do seu blog. Embora a venda de publicidade seja cada vez menos comum nos blogs mainstream, a verdade é que nos dias de hoje representa uma grande fatia dos rendimentos dos ditos blogueiros de topo.

No entanto, a venda de espaços publicitários é também o método mais difícil de rentabilização, e portanto, aquele que exige mais estratégia e lógica. Pessoalmente, gosto de utilizar anúncios de banners como um suplemento da rentabilização que faço através de outros métodos.

No entanto, para quem tem mais do que um blog, a gestão de espaços publicitários pode muito bem ser um negócio extremamente rentável. Se você pretende monetizar o seu blog através de publicidade, não se esqueça dos outros métodos de rentabilização.

Eles são importantes para manter as suas finanças organizadas e acima de tudo protegidas de eventuais mudanças nos mercados.

Cobrar R$ 50 por um anúncio é simplesmente ridículo

Veja as dicas para vender publicidade no seu blog e faturar mais!
Veja as dicas para vender publicidade no seu blog e faturar mais!

Independentemente daquilo que muitos blogueiros possam pensar do que estou afirmando, a minha experiência enquanto profissional e usuário da internet, me diz que vender banners publicitários a R$ 10, R$20, R$ 30 ou até mesmo R$ 50 é ser ridículo.

Para quem pretende criar um modelo de negócio rentável, a primeira preocupação deveria ser a qualidade e quantidade dos conteúdos publicados e não propriamente conseguir ganhar R$ 10 ou R$ 50 por mês com anúncios.

Se você olhar para o seu blog como um modelo de negócio, o que você está a fazendo é simplesmente tentando construir a sua casa a partir do telhado e não propriamente a partir das fundações.

Se você focar no conteúdo do blog ou site, que a venda de publicidade chega depois e nessa altura você terá capacidade de cobrar 10 vezes mais pelo mesmo lugar.

Se você imaginar que trabalha seis meses no seu blog e durante esse tempo comercializa cinco espaços publicitários a R$ 50 cada um, que no fim do mês vão lhe render R$ 250.

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Ao final de seis meses de trabalho, você terá ganho R$ 1.500. No entanto, se você trabalhar seis meses dedicando-se apenas ao desenvolvimento de conteúdo e SEO do seu blog, e passados seis meses comercializar os mesmos anúncios por R$ 300 cada, você irá ganhar num mês o correspondente a R$ 1.500, o que significa que já estaria ganhando mais do que no modelo de negócio anterior, sem contar com o período seguinte.

Nos seis meses seguintes você poderia faturar algo como R$ 9.000. Quer continuar a ser ridículo? Uma das principais dicas para vender publicidade no seu blog é valorizar os seus espaços publicitários.

Planeje o posicionamento dos seus anúncio

Se um dos seus objetivos é comercializar espaços publicitários, seja agora ou a médio prazo, considere seriamente planear o posicionamento dos seus anúncios. O posicionamento é a chave.

É importante então que você adapte corretamente o layout do seu template, para que este tenha a harmonia correta entre os seus anúncios, o seu conteúdo e os seus leitores.

Foque no conteúdo

Se você pretende ganhar dinheiro vendendo anúncios no seu blog, deverá ter em conta que o mais importante é você publicar os conteúdos de maior qualidade possível. Os conteúdos de grande qualidade são fáceis de promover, são aqueles que inscrevem mais leitores no seu blog e são também aqueles que geram mais tráfego a longo prazo, atraindo links e comentários.

Tudo isto leva a um blog de sucesso, ao qual os anunciantes invariavelmente pretendem estar associados. Gerir um blog de sucesso significa gerir uma série de tarefas regulares como vender, criar conteúdo, responder a comentários e e-mails, gestão editorial, entre outras, e isso é que fará com que os seus visitantes desejam regressar.

Trabalhe a construção de links para o seu blog

Independentemente do tipo de monetização que você pretende aplicar ao seu blog, o link building deverá sempre fazer parte da sua equação de trabalho. Receber links de qualidade no seu blog fará com que você melhore os seus índices nos resultados nas ferramentas de busca.

Faça com que o número de cliques em suas listagens no Google seja maior, criando bons títulos e descrições, pois isso ao mesmo tempo melhora a sua visibilidade, a autoridade do seu domínio e reputação, fora e dentro dos buscadores.

Se o seu objetivo é ganhar muito dinheiro a longo prazo, o link building deverá ser uma prioridade.

O tráfego orgânico dos grandes buscadores é geralmente o que rende a melhor taxa de cliques em seus anúncios, especialmente quando comparado com outros tipos de tráfego, como as redes sociais ou os assinantes de sua newsletter.

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Mais cliques nos seus anúncios significa oferecer um valor maior a seus anunciantes, o que por sua vez significa uma receita maior para o seu blog.

Preços justos geram maiores renovações de anunciantes

Aprendi através da minha experiência profissional que vender anúncios pelo preço máximo possível nem sempre é a melhor estratégia a adotar num blog. Muito provavelmente você conseguirá anunciantes para esses locais, mas quando estes analisarem a taxa de retorno do seu investimento, muito provavelmente cancelarão a campanha.

Os anunciantes a longo prazo são aqueles que provavelmente mais lhe interessam, e por isso você deverá estabelecer preços justos para os seus anúncios, sempre com o objetivo de realizar renovações periódicas com os seus anunciantes.

Experimente diferentes locais e preços

Periodicamente é importante que você faça alterações na sua estratégia de captação de anunciantes, ao invés de permanecer eternamente com o mesmo tipo de anúncios.

Procure vender alguma variedade de anúncios, dimensões e especialmente anúncios em vários locais estratégicos que possam ser mais-valias em termos de rentabilidade, tanto para você como para os seus anunciantes.

Quando você experimenta novos formatos no seu blog, você estará estimulando também a mente e interação dos seus leitores, o que provavelmente resultará numa taxa de cliques superior ao normal.

Não manipule seus números de pageviews

Um dos fatores a ser levado em consideração na hora de estabelecer os preços para a comercialização de espaços publicitários, é precisamente o número de page views, ou mais especificamente o número de impressões de banner.

Muitos blogueiros, na hora de informarem os dados de acesso ao seu blog, inflam as estatísticas na tentativa de valorizar seus espaços publicitários. Além de ser uma desonestidade, essa fraude é facilmente comprovada através de inúmeras ferramentas de aferição de audiência disponíveis na Internet.

Identifique seus anunciantes-alvo

A melhor forma de ganhar dinheiro com espaços publicitários passa por anunciar produtos ou serviços que vão ao encontro ao encontro dos interesses dos seus leitores. Se ainda não lançou o seu blog, comece por pensar que tipo de anunciantes estariam interessados em anunciar no seu novo blog.

Poderá realizar alguma investigação visitando outros blogs dentro do mesmo nicho de mercado, ou realizando pesquisas e analisando os anúncios contextuais presentes.

Agora que você já conheceu nossas dicas para vender publicidade no seu blog, o que acha de incorporá-las à sua estratégia. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras dicas para monetização de blogs e sites, assinando a nossa Newsletter.

Dicas para vender publicidade no seu blog
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