Dicas sobre empreendedorismo na Internet

O empreendedorismo na Internet parece ser o assunto do momento. Não são raros os exemplos de recém milionários que estão fazendo fortuna em negócios na internet.

De lojas virtuais as redes sociais, o empreendedorismo na Internet vem ganhado cada vez mais espaço e conquistado novos adeptos.

Aos que desejam se lançar a este novo desafio, segue dicas essenciais para um empreendedor na Internet.

Defina o foco do seu negócio na Internet

Identifique eventuais necessidades não atendidas, que podem se tornar oportunidades lucrativas. Engana-se quem imagina que a competição no mundo virtual seja menor que em negócios reais.

Apesar do pouco tempo, a rede atingiu com rapidez a maturidade. Há, todavia, muitos nichos promissores, principalmente aos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial.

O segredo está no foco, evitando entrar em setores dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

Fazer um curso sobre e-commerce é uma boa ideia para se prevenir de problemas durante o projeto.

Defina os produtos e/ou serviços

Escolha o modelo de negócios, assim como os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola.

A vantagem da internet é que o estoque pode estar em local com menor custo por m2, como um galpão em alguma periferia ou até mesmo no próprio fornecedor.

Há outros tipos de negócios virtuais nos quais o custo de estoque é praticamente zero, assim como a quantidade de itens infinita. As mercadorias estão dispostas em grandes servidores em formato digital – músicas em MP3, vídeos em MP4 e até livros em PDF.

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Crie uma identidade

É hora de definir o nome e a identidade visual de seu negócio na Internet – logotipo ou frase de efeito. Cuide para que seja fácil de ser lembrado, marcante, curto e que descreva a alma do negócio.

Verifique junto aos órgãos responsáveis a disponibilidade do nome de sua preferência.

Legalize

Procure um contador de sua confiança e registre a empresa legalmente. Não pense que negócios virtuais estão alheios à fiscalização e tributação.

Busque profissionais qualificados para cuidarem da parte legal antes de dar início às negociações. Saber como abrir uma empresa no Brasil é um verdadeiro desafio.

Monte sua loja

Apesar do menor investimento, colocar um site no ar requer planejamento e cuidado. Como num comércio tradicional, o visual, os produtos e serviços disponíveis, a localização das mercadorias, o atendimento e as formas de pagamento são também muito importantes no comércio online.

Tome alguns cuidados básicos para encantar clientes novos e reter antigos. E lembre-se que clientes virtuais são ainda mais impacientes que aqueles que trafegam nos corredores dos shoppings centers.

Comprar ou alugar um sistema?

O empresário que se aventura no mundo do comércio eletrônico se depara com dilema similar. Há duas escolhas possíveis.

Adquirir os próprios servidores, funcionários especializados e locais adequados ou contratar os serviços de um provedor de hospedagem, pagando tarifas mensais por pacotes pré-definidos.

As grandes empresas em geral preferem investir quantias significativas em sua própria infraestrutura, garantindo que seus clientes consigam acessá-lo 100% do tempo.

Empresas médias ou pequenas podem optar por alugar um espaço na “nuvem” de terceiros – tecnologia denominada de “cloud computing”.

Garanta uma compra segura

São inúmeros os casos de fraudes na web, o que ainda inibe muitos potenciais clientes. Por isso, invista na segurança de seu site.

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Há diversas empresas que oferecem serviços de autenticação digital, dificultando a ação de indivíduos com más intenções.

Dê opções de pagamento

Numa loja virtual, aceitar as diversas bandeiras e modalidades – crédito e débito; são obrigações. Apesar da pouca utilização, considere também as opções de depósito bancário e boletos.

Analise ainda a possibilidade de recebimento do pedido além da opção online. Alguns clientes ainda preferem utilizar telefone, fax ou e-mails.

Abra enfim uma linha direta para que possam falar com algum funcionário, apesar da tentação em criar modelos estáticos e pré determinados.

A flexibilidade e negociação devem estar presentes mesmo no comércio virtual.

No mundo virtual o “soft opening” é mais difícil

É comum estabelecimentos comerciais iniciarem sua operação com o chamado “soft opening” ou inauguração prévia. Durante este período sem alarde, os funcionários podem ser mais bem treinados e os processos e procedimentos estruturados, com um menor movimento de clientes.

Na modalidade virtual é possível fazer isso antes da colocação do site no ar. Simule compras, teste links, configurações, confronte produtos, códigos, descrições, preços e erros gramaticais. Utilize PCs, Macs e diferentes navegadores – Internet Explorer e Mozilla.

Caso tenha a versão para celular, faça o mesmo utilizando alguns modelos chaves de diferentes fabricantes. Enfim, simule os processos de devolução de produtos, assistência técnica e telemarketing.

Divulgue se negócio na Internet

Como numa loja tradicional, os primeiros dias são sempre bem difíceis, até que as pessoas conheçam, experimentem, comentem e retornem, fechando o ciclo de fidelização.

Para acelerar esse processo, é interessante fazer links patrocinados e comprar palavras ou frases que identifiquem seu negócio. Outra forma são os banners, pequenos anúncios que podem ser colocados em sites de grande circulação.

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Crie e mantenha sistemas de divulgação online e, se possível também em outras mídias, tais como televisão, revistas e jornais.

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Seguindo estas dicas o empresário virtual terá mais chances de sucesso em seu novo negócio. O mais importante é sempre seguir a fórmula S=P3, onde sucesso é = persistência, preparação e planejamento. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Marcos Morita no Portal Varejo

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