10 motivos para o seu site não estar recebendo tráfego

Hoje vamos falar sobre os motivos para o seu site não estar recebendo tráfego, uma dúvida muito comum entre todos os empreendedores que tem no tráfego do site sua maior fonte de receita.

A maioria dos blogueiros que iniciam seus negócios na Internet, em busca de sucesso e dinheiro, enfrentam no início várias dificuldades, o que faz com que muita gente desista.

Para ter um blog de sucesso você precisa ter um entendimento global sobre diversos fatores que estão envolvidos, desde o funcionamento do WordPress, técnicas de otimização para ferramentas de busca, técnicas de monetização, entre várias outras.

A maior dessas dificuldades é justamente a geração de tráfego. A verdade é que sem tráfego, é praticamente impossível criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro de verdade com ele.

Muitos blogueiros quando começam sentem muita dificuldade para conseguir míseros 100 visitantes únicos por dia, e muitos deles se mantêm nesse patamar durante meses, na espera de que, do nada, esse tráfego um dia cresça.

Muitos leitores nos mandam dúvidas sobre essa questão e por isso, decidimos fazer uma lista dos dez principais motivos para o seu site não estar recebendo tráfego e com isso, esteja impedido de crescer e gerar dinheiro.

Veremos o problema e sugerimos soluções baseadas em estratégias que você poderá colocar em prática para mudar esse cenário, atraindo mais tráfego orgânicos, de mídias sociais e outras fontes.

Como a geração de tráfego está diretamente associada à rentabilidade do seu site, uma vez resolvidos estes problemas, você conseguirá ganhar dinheiro mais facilmente, aplicando as estratégias de monetização dos conteúdos do seu blog.

Você não domina o nicho de mercado onde atua

Esta é a primeira grande razão porque um blogueiro poderá não receber tráfego suficiente no seu blog. Embora seja interessante trabalhar em nichos de mercado, é igualmente importante que você entenda do que está fazendo, e acima de tudo, que você seja apaixonado pelo nicho de mercado que escolheu para o seu blog.

Quando você não é apaixonado por aquilo que faz, existe uma enorme tendência para que você não se empenhe o suficiente, ou para que os seus conteúdos não sejam caprichados do jeito certo.

É muito importante você trabalhar com muita paixão em seu blog, pois é isso que irá lhe permitir desenvolver os seus conteúdos de uma forma mais meticulosa, e os resultados serão claramente superiores.

Se você está desenvolvendo conteúdo somente com o intuito de ganhar dinheiro com o seu blog, mas na verdade não entende muito do assunto, o mais provável é que você nunca venha a ter sucesso e tráfego com o seu blog.

  Solucionando o problema

Existem na verdade duas soluções para este problema. Ou você desiste do nicho de mercado que escolheu e opta por um outro nicho que esteja diretamente relacionado com as suas paixões e interesses, ou você dedica mais tempo à aprendizagem e desenvolvimento do seu conhecimento nessa área.

Se você escolheu um nicho de mercado que não domina, o melhor a fazer é estudar e aumentar drasticamente o seu conhecimento nessa área, para que os seus resultados melhorem à medida que o seu conhecimento cresce. Caso você consiga fazer isso, essa é sempre uma possibilidade a ser levada em consideração.

Você escolheu um nicho muito abrangente

Esta é outras das grandes razões porque o seu blog poderá não receber o tráfego que você desejaria. Nichos de mercado demasiado abrangentes, tendem a ser mais concorrido, e como tal, você terá maiores dificuldades em conseguir destacar o seu blog e competir pelo primeiro lugar no Google.

Quando você trabalha em tópicos demasiado abrangentes, você tem na verdade uma enorme dificuldade em conseguir destacar-se e chegar aos ouvidos dos grandes blogueiros, da mídia ou até de empresas na sua área.

No entanto, se você optar por nicho de mercado mais restrito, ou um sub-nicho de um nicho abrangente, você tem maiores chances de conseguir destacar-se, uma vez que o nível de concorrência é bem menor, e há uma possibilidade maior de você se relacionar com os profissionais influentes dessa área.

  Solucionando o problema

A solução para esse tipo de problema é bem simples: Mantenha o foco em um nicho de mercado específico. Na verdade, você deverá escolher um nicho de mercado que não seja muito pequeno, já que isso não lhe iria permitir receber tráfego suficiente para o monetizar, mas ao mesmo tempo escolher um nicho que seja específico e não abrangente.

Leia Também:   O que é Social Commerce

Evite ao máximo os nichos de mercado abrangentes ou extremamente populares, onde a concorrência é feroz. Imaginemos o nicho de mercado da Música. Em vez se você focar na Música num contexto abrangente, opte por criar um blog sobre um estilo Musical especificamente. Isso reduz drasticamente o nível concorrência, e aumenta as suas chances de sucesso na área.

Você escreve apenas pelo dinheiro

Apesar do objetivo de ganhar dinheiro com blog seja um aspecto importante do seu trabalho, o seu foco nunca deverá ser apenas esse. Se você escreve apenas para gerar tráfego e rendimentos, sem qualquer tipo de paixão ou interesse pelos assuntos que aborda no seu blog, você é apenas um robot.

Isso significa que você não escreve de uma forma pessoal e apaixonante, e os seus leitores perceberão isso, mais tarde ou mais cedo. É claro que o dinheiro é importante, mas não é tudo. Foque em construir um blog em torno de algo que você gosta e onde seja possível ganhar dinheiro.

Unir o útil ao agradável é fundamental para que você consiga uma rotina de trabalho mais eficiente e ao mesmo tempo mais prazerosa.

  Solucionando o problema

Neste tipo de casos onde o dinheiro vem primeiro e a qualidade do conteúdo depois, a única solução possível é inverter a situação, ou seja, aumentar o foco na qualidade dos conteúdos e do blog, e deixar o dinheiro para segundo plano.

Um blog bem estruturado e com conteúdo de qualidade que ajuda aos leitores, por norma, é um blog rentável, portanto, foque mais em ter um blog de qualidade e que realmente faça a diferença, e deixe os ganhos para segundo plano.

O layout do seu blog não atrai os leitores

O layout do seu blog é também um aspecto importante na sua estratégia de tráfego e conversão. Se você consegue algum tráfego orgânico de qualidade, mas o seu layout é tremendamente desorganizado, você vai perder esses leitores.

É importante ter um layout organizado, limpo e fácil de utilizar, para que você consiga reter os seus visitantes o máximo de tempo possível, e torná-los leitores regulares do seu blog.

Se você tiver um layout feio, desorganizado, cheio de propaganda e GIFs animados na barra lateral, você acabará afastando os leitores rapidamente, e com isso perder tráfego a longo prazo.

  Solucionando o problema

A solução para este problema passa por trabalhar o seu layout de forma a torná-lo atrativo, dando um enorme foco para a usabilidade e navegabilidade. Quanto mais atrativo o seu layout for para os seus usuários, maiores serão as suas chances de conseguir retê-los por mais tempo.

Invista na template do seu blog, comprando uma profissional e bem feita, como as disponíveis no Theme Forest. Tenha também em mente que um layout agradável, pode aumentar o seu tráfego em mais de 20% imediatamente, portanto, invista um pouco no seu blog, para que os seus leitores se sintam atraídos pelo seu trabalho.

O conteúdo do seu site não é atrativo

Um dos pontos mais importante para a geração de tráfego para um blog é o conteúdo que ele exibe. Quanto mais qualidade os seus conteúdos tiverem, maiores serão as suas possibilidades de reter os visitantes e de atrair novos leitores por meio do tráfego orgânico.

Além da qualidade do conteúdo, é importante também que você aprenda a otimizar os conteúdos do seu blog para as ferramentas de busca, utilizando técnicas de SEO, para que eles sejam o mais bem estruturados possível.

O foco no conteúdo de qualidade não se resume apenas ao desenvolvimento do texto, mas também a todos os aspectos relacionados com a estruturação e otimização desse mesmo texto.

O que muitas vezes acontece é que os blogueiros focam pouco no desenvolvimento de textos de qualidade, sem linkagem interna ou externa, sem imagens e sem qualquer tipo de estruturação hierárquica, o que acaba afastando os visitantes, levando-os a perder o pouco tráfego que recebem.

  Solucionando o problema

Se coloque na posição dos seus leitores e faça uma análise dos seus conteúdos antes mesmo de os publicar. Acha que os seus conteúdos são interessantes o suficiente? Acha que os seus conteúdos são realmente de grande qualidade e agregam alguma coisa à base de conhecimento dos seus leitores?

Quais são os problemas que os seus conteúdos resolvem? Respondendo a essas perguntas, você terá a solução para o seu problema. O foco no conteúdo de qualidade é fundamental para conseguir tráfego para um blog, portanto, mantenha o foco no conteúdo e em ajudar os seus leitores a resolverem problemas comuns!

Leia Também:   Como elaborar um projeto de SEO

Aqui mesmo no Guia de Negócios Online temos um artigo, O Que Escrever Em Meu Blog, que pode lhe dar boas ideias sobre conteúdo interessante e forma de apresentá-lo. Vale a pena conferir.

O tráfego do seu blog não vem dos lugares certos

Nem todos os blogs funcionam da mesma forma, e necessitam de tráfego dos mesmos locais. Ao contrário do que muitos blogueiros acham, nem todos os blogs necessitam de tráfego orgânico para sobreviverem e terem sucesso.

Se você tem um blog de humor, por exemplo, você precisa mais do tráfego gerado pelas mídias sociais como o Twitter e Facebook, do que propriamente do tráfego orgânico do Google.

O mesmo se aplica a blogs relacionados com decoração, arquitetura, etc., onde o foco passa muito pelas imagens de qualidade, as quais são mais facilmente viralizadas através do Facebook, Twitter ou Instagram, do que propriamente pelo Google.

Já em blogs muito baseados no conteúdo de texto, precisam de um trabalho enorme do ponto de vista de SEO, para que o tráfego provenha prioritariamente das ferramentas de busca.

  Solucionando o problema

A solução para este tipo de problema, passa pelo estudo do comportamento dos seus usuários e também do seu blog. Se você está mais preocupado em trabalhar o SEO do seu blog, do que em conseguir tráfego nas mídias sociais, por exemplo, você está perdendo tempo.

Entenda em primeiro lugar que tipo de usuários visitam o seu blog, que tipo de conteúdo você produz, e quais as fontes de tráfego mais interessantes para o seu blog. Nem sempre os motores de busca são a melhor solução. Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, conseguem enviar diariamente milhões de visitantes para sites e blogs, e caso você esteja perdendo essa oportunidade, o seu blog dificilmente irá crescer.

As páginas do seu blog estão lentas

Aqui no site já falamos anteriormente sobre a importância de ter um blog com carregamento de páginas rápido, principalmente porque o Google presta muita atenção a esse aspecto do site, e o vê como uma medida fundamental para quem deseja conseguir rankear bem nos resultados orgânicos das buscas.

Reunimos inclusivamente uma lista de oito aplicativos online para medir a performance do seu blog, os quais lhe dão indicações interessantes sobre o que você poderá fazer para melhorar o tempo de carga das suas páginas e acelerar a forma como os seus conteúdos são exibidos.

Um dos pontos mais importantes neste capítulo é a utilização de Cache, para que os seus leitores regulares não tenham de estar constantemente carregando todas as imagens e estilos do blog, sempre que pretendem ler um artigo.

Isso faz com que o tempo de carregamento desça substancialmente, melhorando a experiência do usuário, e consequentemente a qualidade do seu blog aos olhos do Google.

  Solucionando o problema

Confira os diversos aplicativos de performance acima indicados, para medir a velocidade de carregamento do seu blog, a fim de perceber o que você poderá fazer para ter as suas páginas mais rápidas e fornecer uma experiência de utilização mais interessante para os seus usuários.

Considere também instalar o plugin W3 Total Cache se você usa WordPress, uma vez que ele permite-lhe reduzir drasticamente o tempo de carregamento das suas páginas, por meio da cache de browser. Procure também reduzir o tamanho do arquivo das imagens do seu blog, o plugin Smush It é uma boa opção, para tornar o seu blog mais leve. Opte sempre por imagens em JPG comprimido para web, uma vez que ele mantém a qualidade de imagem, mas reduz substancialmente o peso da mesma.

Você não está se dedicando suficientemente

É claro que não é fácil você entrar na blogosfera, e começar a competir com outros sites e blogs já estabelecidos. Na verdade, os seus concorrentes levam já centenas ou milhares de artigos de vantagem, e você vai ter de se dedicar para conseguir competir de igual para igual com eles.

Muitas vezes ficamos olhando para os concorrentes para percebermos porque razão eles recebem muito tráfego e nós não, quando na verdade tudo se resume à capacidade de trabalho. Conseguir tráfego para um blog requer muita dedicação, paciência e acima de tudo capacidade de trabalho.

Outro aspecto importante é manter uma regularidade de atualizações. Se você é muito irregular na forma como atualiza o seu blog, você precisa primeiro estabelecer um calendário editorial, para que o possa cumprir sempre que possível, sendo regular na quantidade de atualizações e conteúdos que publica.

Leia Também:   Estratégia de marketing pessoal na Internet

  Solucionando o problema

Considere ler o nosso artigo sobre rotinas de produção de conteúdo para blogs para perceber mais facilmente como instituir um calendário editorial no seu blog e manter um ritmo certo de atualizações. Isso vai ajudá-lo não só a produzir mais conteúdos, mas também irá ajudar os robots do Google a visitarem o seu blog com maior frequência, e a indexarem mais rapidamente os seus conteúdos de cada vez que você publica matérias novas.

Isso logicamente fará com que você consiga rankear mais palavras-chave nos buscadores, e o seu tráfego orgânico aumente consideravelmente. mantenha o foco e dedique-se ao seu blog, como se tratasse de um negócio.

Você não está divulgando seus conteúdos da forma certa

Para conseguir tráfego num blog, é necessário não apenas escrever e publicar artigos, mas também divulgá-los da forma mais correta possível. No artigo sobre Como promover os seus conteúdos falamos de algumas das estratégias que você poderá utilizar para divulgar os seus conteúdos nas mídias sociais e na Internet num geral, e com isso obter tráfego de várias fontes, e também mais compartilhamentos dos seus conteúdos.

Esses fatores sociais irão também ajudá-lo a alavancar mais rapidamente os seus conteúdos, gerando mais tráfego orgânico para o seu blog, e também mais tráfego indireto. Nesta situação, o ideal é você ter uma estratégia de divulgação bem definida, para que quando você publicar um novo artigo, você saiba concretamente o que deverá fazer a seguir para conseguir fazer chegar esse mesmo artigo ao maior número de pessoas possível.

  Solucionando o problema

Crie um planejeamento de divulgação e promoção dos seus conteúdos, baseado não apenas nas mídias sociais, mas também em guest-posts, publicações impulsionadas no Facebook e outras estratégias que lhe permitam fazer chegar os seus conteúdos ao maior número de usuários possível.

Isso vai ajudá-lo a conseguir mais Curtidas, mais Tweets, mais comentários e acima de tudo um maior engajamento com o seu conteúdo, que lhe irá permitir também melhorar os seus posicionamentos orgânicos nas buscas do Google. Mantenha o foco na divulgação das suas matérias, para que o seu tráfego aumente não apenas ao nível orgânico, mas também ao nível das mídias sociais e outras formas de divulgação.

Seu blog ainda não está maduro

Um blog de sucesso não se constrói do dia para a noite, da mesma forma que Roma não foi construída num dia, ou seja, você precisa ter paciência para que os resultados expressem o seu trabalho.

Da mesma forma que um blog para se tornar rentável precisa de pelo menos doze meses de vida, para conseguir ter tráfego suficiente, você vai precisar pelo menos de doze a dezoito meses.

Só a partir dessa altura é que você poderá começar a exigir mais dos seus resultados, mas até lá você precisa dedicar-se e trabalhar muito. Muitos blogueiros desistem dos seus blogs ao final de poucos meses de vida, porque na verdade eles esperam resultados imediatos.

Isso simplesmente não existe! Você precisa trabalhar com dedicação e sem esperar resultados durante algum tempo, para que quando os resultados comecarem a aparecer, você consiga colher os frutos do seu trabalho.

  Solucionando o problema

Você precisa rever a forma como olha para o seu blog e principalmente os seus objetivos. Ninguém tem sucesso com um blog em seis meses, e você provavelmente também não irá ter. Reformule os seus objetivos, defina metas concretas a médio e longo prazo, e acima de tudo dedique-se com paixão à produção de conteúdo relevante, incrível e que seja uma mais-valia para os seus leitores.

Os resultados poderão demorar a chegar, mas quando chegarem, eles irão materializar a dedicação e preocupação que você teve em fazer um trabalho de qualidade e realmente diferenciado.

Agora que você já sabe quais são os principais motivos para o seu site não estar recebendo tráfego e já viu também as sugestões para resolver este problema, o que acha de implementá-las o mais rápido possível. Mantenha-se informado desse e outros assuntos ligados à geração de tráfego para o seu blog, assinando a nossa Newsletter.

10 motivos para o seu site não estar recebendo tráfego
5 (100%) 12 votos