O que escrever em meu blog – Veja algumas dicas

Quem nunca se fez a pergunta”O que escrever em meu blog?”. Essa é uma pergunta comum, principalmente quando está iniciando ou planejando seu blog, concorda?

A grande dúvida da maioria das pessoas que estão pensando em ganhar dinheiro com um blog é justamente sobre o conteúdo. Então resolvi criar este artigo para contar como eu faço para definir aquilo que irei escrever.

Temos que ter a mínima noção de que um é blog feito e para podermos ganhar dinheiro com ele, temos que no mínimo respeitar algumas normas. Independente do nicho que você atue, estas dicas irão ajudar a criar e gerenciar o seu conteúdo da maneira correta.

Visando sempre uma maior conversão, seja ela de dinheiro, visitas ou contatos, temos de ter em mente que não devemos e não podemos escrever tudo aquilo que nos vem a cabeça. Para ganhar dinheiro de verdade com um blog, o conteúdo tem de ser planejado, e é isso que vou mostrar como fazer neste artigo.

Descubra exatamente o que a sua audiência procura

Antes mesmo de se perguntar o que escrever em seu blog, questione o que o seu público-alvo que ler. Eu sei que este é um “chavão” na internet, mas é importante começar por ele, porque ele é vital para o bom desempenho do seu blog! Não adianta você criar um blog sobre como ganhar dinheiro online e dar diversas dicas de nutrição, por exemplo.

Defina seu conteúdo visando ajudar ao máximo as pessoas do seu nicho. Esqueça aquilo que você gostaria de publicar. Eu tenho diversas coisas que me acontecem que gostaria de publicar, mas tenho de pensar primeiro nos leitores, que acompanham o meu trabalho e que querem de mim conteúdo relevante sobre meu nicho.

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Como saber o que a minha audiência procura?

Toda vez que você se perguntar sobre o que escrever em meu blog, você deverá em primeiro lugar se posicionar em relação à sua audiência. Existem diversas formas de se fazer isso vou listar apenas três, que são as que considero mais importantes:

Pesquise a sua concorrência

Uma das melhores maneiras de se definir conteúdo é baseando-se naquilo que as pessoas de sucesso do seu nicho estão escrevendo! Mas veja bem, as pessoas de SUCESSO! Não saia escrevendo o mesmo que qualquer “Zé ninguém”!

Para fazer esta pesquisa digite no Google algumas palavras-chaves relevantes ao seu nicho de mercado, veja quem esta melhor ranqueado, ou seja, esta nas três primeiras posições orgânicas e veja o que eles escreveram e principalmente, quais foram os comentários que as pessoas deixam.

Quanto mais comentado for um artigo, maior é o número de visitas que ele recebe, pois estatísticas comprovam que apenas de 3% à 5% dos visitante comenta algum artigo.

Faça pesquisas com sua lista de e-mails

Esta é sem dúvida a melhor forma de se refinar um conteúdo. Perguntar as pessoas que já assinaram seu e-mail é uma estratégia usada somente pelos grandes empreendedores, confesso pra você que eu mesmo passei a usá-la a pouco tempo, após receber comunicações do tipo “Preciso da Sua Ajuda” de alguns sites que eu sigo.

Você perguntando as pessoas que o seguem é uma ótima forma de trazê-lo de volta ao seu site, pois estará lhe entregando aquilo que ela busca e não estará simplesmente escrevendo por escrever!

Use o as ferramentas do Google

Da mesma maneira que o planejador serve para lhe indicar as palavras-chaves para pesquisar a concorrência, ele também serve para pesquisar a audiência. Quanto mais buscada for uma palavra, maiores são as chances de você agradar ao seu público se escrever sobre o tema.

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Sobre o que escrever em meu blog? Agregue alguma coisa ao dia a dia das pessoas e você certamente terá sucesso!
Sobre o que escrever em meu blog? Agregue alguma coisa ao dia a dia das pessoas e você certamente terá sucesso!

Quer converter mais em seus artigos?

Se você que produzir um conteúdo que realmente seja rentável para o seu blog, então, em primeiro lugar você deve fazer estas três perguntas a si mesmo antes de colocar os dedos no teclado:

A pessoa que esta lendo este artigo teria interesse em comprar algo relacionado a ele?

Se a resposta for positiva, capriche no seu artigo e publique ele em todos os meios que puder, agora se for “é mais ou menos, mais ou menos” então repense seu artigo e busque alternativas que possam converter mais. Vale muito mais a pena gastar tempo procurando algo para escrever que lhe trará retorno do que simplesmente escrever aquilo que passa pela sua cabeça.

Qual é a ação que eu desejo que essa pessoa tome?

Para onde você vai direcionar esta pessoa? Quanto mais você conseguir publicar conteúdos que tenham um propósito específico, uma ação que a pessoa tome ao consumir aquilo que ela leu, ouviu ou assistiu, melhor.

Se você parar para analisar os meus artigos vai perceber que no final de todos eles tem sempre um “Call To Action” ou chamada Para Ação, seja pedindo um comentário, seja convidando a pessoa a entrar para minha lista, mas sempre eu indico um caminho para a pessoa, não deixo ela simplesmente sem direção após ler meu conteúdo.

Tenha sempre a próxima ação em mente quando for publicar algo

O que eu ganho com isso? Quando estiver se perguntando o que escrever em meu blog, pergunte-se em primeiro lugar o que as pessoas ganharão com esta publicação.

Esta pergunta na verdade, não será feita por você e sim, por aquele que ler o seu artigo, ou assistir aos seus vídeos, isto é o que ele vai pensar quando começar a consumir o seu conteúdo, em qualquer canal que você utilizar, ele sempre terá isso em mente! “o que eu ganho com isso?”.

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Se ele entrar no seu site, e ler o seu artigo ele esta buscando algo, e se você quer mantê-lo por perto, ou seja, que ele assine a sua lista, procure dar a ele uma sensação maravilhosa no seu site, ofereça seu melhor conteúdo para ele.

Para melhorar ainda mais este conteúdo, aplique técnicas de webwriting para deixar seus artigos ainda mais envolventes e estimular a volta ao seu site. Um dos grandes segredos para gerar receita para o seu blog, é saber como fazer com que seus visitantes voltem ao seu site.

De agora em diante quando for publicar algo, seja artigo, vídeo ou áudio, tenha sempre em mente o que o seu visitante vai ganhar com isso? Não se trata apenas de saber o que escrever em meu blog, mas sim o que vai agradar ao seu público.

Pare de publicar aquilo que você gosta e passe a publicar aquilo que seu visitante procura. Solucione os problemas que ele tem e eles vão retribuir clicando em seus anúncios ou comprando os produtos que você recomenda.

Se você der algo antes, pelo princípio da reciprocidade, ficará muito mais fácil de você receber algo em troca, seja simplesmente pedir pra que ele assine a sua newsletter. A definição de conteúdo é importante até mesmo para definir a forma correta de monetizar os seus artigos.

De possa da resposta sobre o que escrever em meu blog, é momento agora de você organizar a sua rotina editorial e faturar ainda mais com o seu blog. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Demétrio Damasceno

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