O que você vai fazer quando o mercado de infoprodutos estourar?

Quando participo de eventos como o Afiliados Brasil, uma das coisas que mais me surpreende, por vezes, é a falta de visão de muitos empreendedores digitais.

É certo que é preciso “apanhar a onda” e aproveitar quando o mercado está crescendo e explodindo, mas pensar o que vai ser do seu negócio daqui por 5 ou 10 anos, é ainda mais imprescindível.

Quando penso nisso, pergunto-me: Onde é que estas pessoas estarão quando o mercado de infoprodutos estourar?

Esse é o mote para o meu artigo de hoje. Quase um desabafo, e ao mesmo tempo uma forma de tentar ajudar todos o que o lerem a pensarem para além do óbvio, para além daquilo que é fácil de enxergar.

No futuro o mercado será muito diferente, outras soluções serão necessárias, outras dúvidas seus leitores terão e você terá de estar na linha da frente e tirar partido dessas tecnologias e conhecimentos para realmente criar algo de valor que lhe permita manter seu negócio sustentável a longo prazo.

Um dia, o mercado digital estará cansado de cursos, de e-books, de promessas digitais. Nesse dia, você precisará de um Plano B.

Como você vê o seu negócio daqui por 5 anos?

Alguma vez você parou para pensar como será o seu negócio daqui por 5 anos? Quais são os seus projetos para o futuro? Que ideias de negócios online você está começando a trabalhar para os próximos meses?

Se as suas respostas passam todas por produtos digitais como cursinhos, e-books, planilhas, etc., você tem de parar e pensar um pouco. Será que essa “oferta” de produtos que você está trabalhando, vai ser o suficiente para manter você à tona de água durante os próximos 5 anos? Você pode estar ganhando dinheiro com infoprodutos agora, mas e no futuro?

Será o suficiente para você manter um rendimento alto e crescendo por 1.825 dias? Será que a lei da diversidade não deveria estar presente? Quantas vezes você já falou para seus leitores que é importante diversificar seus rendimentos e/ou não colocar os ovos todos na mesma cesta? Pois é, faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Você precisa agir mais no sentido da sua liberdade financeira, mas principalmente, sua estabilidade financeira. Se você estiver preso a apenas um conceito, é bem provável que você vá quebrar a cara no futuro.

Você tem um Plano B?

Todo o negócio precisa de um Plano B, seja lá ele qual for. Principalmente no mercado digital, que se trata de um mercado totalmente mutante e em constante evolução, ter um Plano B é fundamental para garantir sua subsistência quando as coisas correrem mal.

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Logicamente, além de um Plano B, você precisa de ter um Plano de Financiamento, ou seja, você precisa guardar mensalmente uma boa parte do seu rendimento, para que tenha liquidez suficiente quando precisar, sem que tenha de se endividar para dar a volta ao texto.

O seu Plano B deverá ser logicamente uma área de negócio onde você ainda não está atuando. Se você não fez um planejamento acertado para o seu negócio e está vivendo apenas de “produtos digitais”, quando o mercado se transformar, você naturalmente irá necessitar de outras fontes de rendimento para fazer face às despesas que você provavelmente já tem com funcionários, freelancers, estrutura do seu negócio, etc.

Coloque sua cabeça para pensar e defina duas ou três áreas de negócio onde você não está atuando mas deveria no futuro. Isso será naturalmente o seu escape quando as coisas correrem mal. Seja isso construir um e-commerce, montar um projeto numa nova área de negócio ou simplesmente outra coisa qualquer.

Que outras coisas você sabe fazer?

Naturalmente, quando se trabalha na internet é natural ter-se uma especialização numa qualquer área de negócio. No entanto, essa sua especialização pode ser limitativa na sua carreira digital.

Se você não sabe fazer mais nada além de produtos digitais, sejam eles e-books, cursos, palestras online, etc., você muito provavelmente terá um problema lá na frente.

Que outras coisas você sabe fazer? Que outras especializações você tem? Você seria capaz de criar um projeto totalmente diferente, em uma outra área de negócio? Você teria conhecimento para fazer isso?

A resposta a essas perguntas muito provavelmente o ajudarão a encontrar o caminho desejado. Quando o mercado mudar, porque vai mudar, você precisa ter um conhecimento mais abrangente de tudo. O mercado de infoprodutos está vivendo uma verdadeira bolha de negócios online, e uma hora vai estourar.

Dominar as ferramentas certas, ter os contatos certos, ter o conhecimento necessário para entrar em novas áreas de negócio. Se você realmente não sabe fazer mais nada, a coisa vai ficar séria para o seu lado.

Não pense no hoje. Projete-se no futuro por uns 5 ou 10 anos, para compreender se as suas ações hoje, refletem aquilo que você deseja realmente para o seu futuro na internet e no mundo digital.

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Ao longo de uma década trabalhando exclusivamente na internet, eu já vi e vivi praticamente de tudo. Já muito “profissional qualificado” desaparecer do mapa, muita empresa fechar as portas, muitos negócios sem os pilares certos ruírem totalmente, e isso, muito por culpa de um mau planejamento e principalmente de uma especialização que virou um problema.

Bem recentemente isso aconteceu no mundo do SEO, por exemplo. A SEOmoz virou Moz, e outras empresas acabaram tendo de se adaptar a uma nova linha de pensamento. Não que o SEO tenha morrido, mas ele evoluiu para algo mais complexo, como as métricas, por exemplo.

Naturalmente uma SEOmoz consegue se adaptar mais rapidamente do que você. Mas e se você não estiver preparado para isso? Que vai acontecer ao seu negócio e às suas fontes de rendimento?

O mesmo aconteceu com o lançamento da primeira atualização do Panda do Google. Muitos empreendimentos que viviam de Adsense, de mau conteúdo, mau link building e más estratégias de usabilidade e conteúdo, ruíram por completo e se viram sem rendimentos da noite para o dia.

Com o Facebook e o alcance das FanPages foi igual. Entendeu agora porque é importante você estar preparado para o que aí vem, mas principalmente se preocupar e pensar nisso?

Você está apostando no cavalo certo?

Nem sempre um bom negócio é aquele que dá dinheiro. Pode parecer estranho, mas as perspectivas de futuro de um negócio,são muito mais importantes que um bom rendimento a curto prazo.

Eu, a título pessoal, por exemplo, não me vejo vivendo de lançamentos de cursos digitais, ainda que consiga obter excelentes rendimentos, pelo menos até o início do ano passado, com essa estratégia. Mas a longo prazo acredito que o mercado se transformará e eu dificilmente conseguirei viver disso.

Para mim, isso seria apostar no cavalo errado. Não olhar para o futuro e ver mais do que lançamentos baseados no Product Launch Formula do Jeff Walker e centenas de milhares de reais na conta, seria basicamente castrar minha intelectualidade e acreditar que isso seria o suficiente para viver toda a vida.

Vá lá, você não acredita mesmo nisso, certo? Pensar no futuro do seu negócio digital é muito mais do que isso. É criar as bases certas para que o seu negócio perdure durante muitos anos, com uma base sólida de clientes, uma receita passiva, uma receita ativa, e todo um conjunto de outras coisas importantes a um negócio do meio digital.

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Não aposte no Cavalo errado. Aproveite simplesmente os cavalos mais rápidos, para atingir mais rapidamente seus objetivos. Mas não serão esses que lhe irão garantir a longo prazo a sua subsistência e a da sua família. Você precisa ver mais além do que isso, e eu acredito que você consegue!

Cego é aquele que não quer ver!

O mercado digital vai para muito além dos infoprodutos. Poucos são aqueles que realmente enxergam o mercado num todo e conseguem ver as oportunidades onde elas realmente existem.

Por vezes simples medidas, exigem grandes soluções, e você precisará realmente conseguir enxergar aquilo que o mercado lhe está oferecendo. Tanto se fala sobre o Mobile, por exemplo, e a única coisa que todo o mundo consegue ver são Sites Responsivos?

Você precisa realmente entender as demandas do mercado, sair da sua zona de conforto, participar de eventos como o Afiliados Brasil, Web Summit, Affiliate Summit e outros, para compreender o que os seus concorrentes estão fazendo, como estão fazendo e o que você poderia estar fazendo mas não está.

O mercado por vezes nem sempre está com boa visibilidade. Você precisa saber se guiar no meio do nevoeiro e encontrar o caminho correto para os seus negócios. E acredite, o dinheiro não está no site responsivo!

Notas Editoriais

Antes que você vá para casa pensando que eu sou contra produtos digitais, atenção, não sou! Eu próprio lancei meu curso e estarei lançando outros projetos e produtos para o mercado, baseados em meu conhecimento, e tentarei tirar partido dessa oportunidade para ganhar dinheiro também.

A diferença é que eu não vivo disso exclusivamente. Meus negócios são muito mais complexos do que isso, com diversos tentáculos em áreas totalmente diferentes. Meu risco está disperso, bem como os meus rendimentos.

E é precisamente isso que eu gostaria que você fizesse. Que pensasse no seu negócio a 5 ou 10 anos, projeta-se suas ideias, procura-se inspiração para o futuro, porque isso realmente fará a diferença daqui por uns anos.

Tal como o SEO, o Google, o Facebook e tantos outros negócios se transformaram, o negócio dos infoprodutos também o fará. Se você não estiver preparado, o mais provável é que seus rendimentos se esfumassem, tal como você.

Por Paulo Faustino

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